03.08.2016 Artigos

UX DESIGN DE IMPACTO

Como está o dia ai fora? Muito sol? Em pleno julho, o que conseguimos sentir foi uma luz intensa entrando pela janela do escritório.  E foi justamente o que ajudou a clarear nossas ideias e estimular a equipe a contar um pouco sobre um dos projetos de UX Design que desenvolvemos para uma empresa de tecnologia. Contaremos um pouco dos bastidores, mostrando parte do processo de trabalho e toda a dedicação da equipe.

Afinal, o maior desafio é resolver problemas que os clientes não conseguem, propondo soluções criativas e que atendam as expectativas.

Você tem um problema de usabilidade para ser resolvido? Caso tenha, nossa equipe poder ajudar! Clique aqui.

Vamos tentar trazer as principais vivências e práticas que foram exploradas durante o desenvolvimento, pois para cada projeto em que nos envolvemos, analisamos o melhor caminho estratégico levantando  as metodologia necessárias, equipe, cronograma de entregas e todas as demandas que para superar as expectativas. Não trabalhamos um formato pré-fabricado, cada projeto é desenvolvido sob-medida, principalmente o de UX Design.

O projeto que vamos falar hoje é do NODUS, uma plataforma de monitoração “as-a-service”, que possibilita a criação de dashboards  correlacionando dados de diferentes áreas do seu negócio, dessa forma, facilitando a visualização de seus KPI’s ou até mesmo a identificação de novos insights. O APP encontra-se hoje em fase de implementação, passando por alguns testes de experimentação junto ao usuário final, e sofrendo algumas melhorias. Nós não entraremos em detalhes da ferramenta, pois queremos focar no processo que a NewGrowing  utilizou junto com a O2B (Operation to Business – empresa dona da tecnologia ) para desenvolver e reinventar a ferramenta e sua interface visual.

Como todo start de projeto, seguimos algumas etapas de validação que são: pesquisa, exploração e ideação em conjunto com o cliente. É fundamental enfatizar a importância e participação ativa do cliente ao longo do projeto, pois vivência e conhecimento são fundamentais no processo de co-criação e colaboração. A condução do processo seguindo esse modelo gera muito aprendizado para todos e o resultado se torna muito mais efetivo.

VAMOS ABRIR O BAÚ E VER O QUE PODEMOS ENCONTRAR

A imersão é o primeiro passo. Cavar o buraco na terra é importante para saber se temos um solo fértil ou se vamos precisar da uma forcinha com um pouquinho de adubo. Pois, para colher é preciso cultivar. Esse é o novo lema aqui na NewGrowing.

Por esse motivo nossas reuniões de kickoff são fundamentais, é onde acontece o primeiro contato da nossa equipe com os desafios do projeto e as principais dores, analisando as expectativas, assim fazemos o levantamento de informações complementares e inteiramos com a visão do cliente. Para toda pergunta sempre existe uma resposta, mas antes precisamos saber quais as perguntas devemos fazer. E as duas primeiras são:

Qual o porquê da sua empresa?

Qual problema esse ferramenta vai resolver?

ux_design_1

Como pode perceber, não existe reunião de kickoff estática, nada melhor do que fazer um processo de coleta de informações e tangibilizar tudo em um quadro, tornando mais visível para todos sem deixar de lado nenhuma informação. Tudo que for falado, precisa ser registrado e estampado em nosso quadro.

Nesse momento já conseguimos captar muitas premissas e hipóteses que vamos usar como ponto de partida no projeto.

Vale lembrar que esse brainstorming inicial é sobre o ponto de vista do cliente em relação ao seu negócio, mais adiante serão confrontadas com as pesquisas que a equipe NewGrowing fará no mercado levantando os concorrentes e as tendências de consumo tendo em vista a necessidade dos usuários. Nesse momento trabalhamos com a EMPATIA. Sim, é fundamental colocar-se no lugar do usuário final, pois ele que vai consumir e utilizar a ferramenta. Por isso, nada melhor do que inserir ele no processo de descobrimento, sua colaboração fará toda a diferença para o resultado final.

Uma das abordagens que utilizamos foi a prototipagem, que reuniu designers, programadores, engenheiro de software e o usuário final, com o objetivo de estimular e gerar um ambiente mais interativo. Estimulando os envolvidos a se questionarem entre si, visando chegar a uma solução ou novas ideias que contribua para a aprimoramento da ferramenta. Um processo de construção coletiva, mão na massa literalmente, que nos transporta para um universo de possibilidades para inovar e aumentar a eficácia da solução que pretendemos levar para o mercado.

ux_design_5

Com essas informações em mãos, a equipe ainda tem muito trabalho pela frente. Com a prototipagem de experiência, pudemos levantar muitas funcionalidades, algumas a serem inseridas para aprimorar a ferramenta e atender a necessidade do usuário. Após muito esboços, algumas validações rápidas, conseguimos ganhar agilidade no processo. Nos possibilitando iniciar a construção detalhada do Wireframe, com mais fidelidade nas interfaces. Permitindo que os desenvolvedores back-end do cliente analisassem a evolução e assim a equipe de designers da NewGrowing iniciasse a criação do projeto gráfico.

ux_design_3

Uma das vantagens desse trabalho é a flexibilidade, que permite ajustes finos ao decorrer do processo. O que ajuda a otimizar tempo e evita retrabalho. Deixando o cliente e nossa equipe ainda mais satisfeitos. Afinal, somos parceiros!

ux_design_2

O projeto começou a tomar forma, o conceito gráfico foi pensado seguindo a nova identidade visual, o que ajudou a refletir a credibilidade e sobriedade da ferramenta. Para isso foram explorados diversos recursos visuais, infográficos, botões, notificações e destaques de cores para criar uma sinalização intuitiva e de fácil compreensão.

ux_design_nodus_detalhe

No que diz respeito ao projeto de design gráfico e interatividade do sistema, buscamos trabalhar as principais tendências, propondo sempre soluções visuais que facilitem a identificação das funcionalidades. Buscamos proporcionar a melhor experiência para o usuário no momento de obter a informação desejada.

Atualmente projeto encontra-se em fase de implementação, ainda sofrendo alguns ajustes no back-end, mas você pode conferir logo baixo algumas telas do resultado final do conceito visual que desenvolvemos.

Realmente deu um trabalhão, mas o resultado nos surpreendeu. E, melhor, o cliente ficou muito satisfeito. O que nos deixa ainda mais contentes.

ux_design_nodus_1

ux_design_nodus_2

ux_design_nodus_3

Quer saber mais sobre o trabalho que realizamos para a O2B Clique Aqui

VEJA TAMBÉM

Conselhos de pai para filho: o que eu gostaria de dizer às marcas que criei neste dia dos pais

Domingo é Dia dos Pais. Há 5 anos, sou pai da Lorena. Mas, muito antes disso, posso {...}

Branding – 4 dicas para construir o Branding da sua empresa

Branding não é criação de logotipo ou identidade visual, ele envolve todos os pontos de contato da {...}

Deixe seu comentário!