20.09.2016 Artigos

Storytelling para PMEs, histórias que auxiliam na criação de valor de MARCAS.

Toda MARCA possui uma história, por isso é importante entender a importância do Storytelling para PMEs.

Algumas possuem histórias enraizadas na cultura da empresa e sempre muito bem exploradas no dia a dia, outras com boas histórias que nem sempre são tão utilizadas da forma que poderiam. Também existem as que possuem histórias criadas e pré-formatadas, que não conseguem ser inseridas no dia a dia e nem absorvidas por seus clientes.

Para obter o sucesso ao usar essa técnica é importante saber em que momento devemos usar a história para aproximar o consumidor da nossa marca! Muitas histórias se bem contadas, podem criar oportunidades e estabelecer uma identidade para a MARCA conquistando a confiança do consumidor, colaboradores e do mercado.

Não é uma tarefa fácil. Você vai precisa de um bom planejamento, para consolidar todos os pontos importantes que farão essa história tornar-se única. Além é claro de boas estratégias, que podem te ajudar nisso. Uma delas é a técnica conhecida como STORYTELLING, que contribui no processo de diferenciação na comunicação entre a MARCA e seu público-alvo. Sendo essa uma alternativa de criar um diálogo, através de um conteúdo relevante, que deixa a informação mais lúdica e memorável. Além de trabalhar o fator emocional, criando proximidade e encantamento com o receptor, aumenta a eficiência da mensagem. Essa é uma forma de traduzir através de uma narrativa que seja verdadeira e enraizada nas origens do negócio, que muitas vezes está encubada na memória do empreendedor. E, se contada de maneira lúdica e dinâmica, pode ajudar a traduzir os princípios do negócio, fazendo o consumidor imaginar e sentir com mais clareza os atributos que existem por trás daquele negócio. Criando um maior envolvimento, induzindo a quem escuta e facilitando o entendimento da mensagem.

Veja exemplos de MARCAS de pequenas e médias empresas, que cresceram com um posicionamento bem definido e uma identidade de marca clara, que conquistou os consumidores que desejava. Gerando maior fidelidade e fortalecimento da IMAGEM DA MARCA. Atingindo o seu objetivo dentro do segmento e região.

BADEN BADEN uma micro cervejaria que começou com o sonho de quatro amigos e se tornou uma das referencia sem cerveja gourmet/artesanal do Brasil. Além de ser uma atração turística de Campos do Jordão / SP.

Baden Baden - Storytelling para PMEs

Fonte: https://www.badenbaden.com.br/

SORVETES ROCHINHA | O sorvete com uma receita tradicional do litoral de São Paulo, em São Sebastião que subiu a serra e conquistou novos consumidores e tornou-se uma referencia de marca.

Sorvetes Rochinha - Storytelling para PMEs

Fonte: http://www.sorvetesrochinha.com.br

ITOGRASS | Se GRAMA tem MARCA, também tem história. Com mais de 40 anos de mercado, reconhecida em todo o Brasil. Tornou-se referencia de grama cultivada em tapetes e hoje faz sucesso e colhe resultados por onde passa.

Itograss - Storytelling para PMEs

Fonte: http://chacaraejardim.blogspot.com.br/p/grama.html

Usar a técnica do STORYTELLING para PMEs visando o crescimento do seu negócio, com foco em estabelecer em cada história a sua real identidade de MARCA. Contribuindo para a diferenciação e distanciamento dos seus concorrentes, pode ser uma ferramenta importante para aproxima-se do consumidor mais fiel.

VEJA TAMBÉM

Não peça “desculpas”: Vacine-se contra falhas de serviços

A satisfação do cliente continua sendo uma meta distante, quando se trata de falhas nos serviços. As {...}

Branding – 4 dicas para construir o Branding da sua empresa

Branding não é criação de logotipo ou identidade visual, ele envolve todos os pontos de contato da {...}

Deixe seu comentário!