19.10.2017 Cases

Sonya: branding para o empreendedorismo social

No começo desse ano tivemos a oportunidade de conhecer e atuar em uma área que nunca havíamos trabalhado antes. Conhecemos Deborah e Bianca, duas jovens que se depararam com o desafio de criar uma solução através da tecnologia que mudasse/ otimizasse/agregasse algo na sociedade e no contexto em que vivemos: a inclusão social de deficientes.

Hoje, o Brasil tem de acordo com Fundação Dorina Nowill para Cegos 23,9% da população (45,6 milhões de pessoas) que declarara ter algum tipo de deficiência. Entre as declaradas, a mais comum foi a visual, que atinge 3,5% da população.

Sabendo disso, e convivendo com realidades de pessoas que lidam com diversos tipos de deficiência visual, Deborah e Bianca decidiram que sua proposta teria o objetivo de otimizar e melhorar a vida de pessoas deficientes visuais,  focando em uma questão que todos nós necessitamos e praticamos todos os dias: a locomoção.

Para isso, foi criado um aplicativo com perfil de startup, focado em empreendedorismo social, com o propósito de auxiliar pessoas com alguma deficiência visual a se locomoverem em cidades grandes. Assim como São Paulo, as grandes metrópoles são agitadas, caóticas e nunca param.

Para um público que possui dificuldade de locomoção, o simples ato de atravessar a rua é um grande obstáculo e desafio. Através de um sistema diferenciado de GPS e mapeamento interno de locais como metrô, shoppings, supermercados, etc., o aplicativo busca tornar-se adaptável e acessível aos deficientes visuais.

A NewGrowing entra no projeto quando os primeiros testes desse aplicativo estavam sendo feitos e, por esse projeto trazer um objetivo tão nobre, decidimos abraçar a causa e auxiliar na construção da marca do aplicativo.

A equipe NewGrowing fez um levantamento profundo do universo do deficiente visual, suas necessidades, aspectos físicos, emocionais e funcionais. Estudamos o potencial de transformação que o aplicativo poderia trazer para a vida dessas pessoas.

painel_2

 

A primeira mudança que sugerimos foi o nome, munido de significados e conceitos que fossem mais atrelados ao negócio. Nesse momento o nome, que até então era Sonar, dá espaço para a Sonya, que traz uma personificação e mais tarde se apresenta como uma companheira do usuário.

Criamos uma personagem amigável, simpática e descontraída, mas ao mesmo tempo confiável, permitindo que o usuário sentisse segurança e conforto ao utilizar o aplicativo, entendo que a Sonya estaria ali apenas para auxiliar, dando a ele autonomia e liberdade de ir e vir.
personagem

Versões de roupas para a personagem

Sonya

Um aplicativo totalmente personalizado para um público especial não poderia ter uma marca simples e sem personalidade. Por isso, criamos uma estratégia criativa transformando a marca em PERSONAGEM, de maneira que Sonya pudesse ser uma real companheira na vida dessas pessoas.

O nome do aplicativo deriva da palavra “sonar” (que remete a som e a orientação), significa “sabedoria” e ao mesmo tempo remete a um nome feminino – uma companhia para o deficiente visual que anda pela cidade. Segurança, autonomia e movimento são as palavras chave do projeto.

Interface sugerida para o aplicativo

Por isso, Sonya tem uma personalidade única. É paciente, atenciosa e cuidadosa com o usuário do aplicativo – o que é traduzido por uma voz suave, simpática e jovem, que usa uma linguagem descomplicada e acessível para ser próxima ao usuário. Mas ela também é inteligente e enérgica, para que possa guiá-lo do começo ao fim do trajeto.

Fomos cuidadosos na escolha das cores, já que parte dos usuários do aplicativo podem ter problemas como o daltonismo, além de diferentes níveis de deficiência visual. As cores da Sonya foram selecionadas para que houvesse contraste e nitidez.

Daltonismo

Como a marca é vista por pessoas com daltonismo

Trabalhar com branding é envolvimento, ou seja, um mergulho profundo no universo de cada marca, produto ou serviço. Chega a ser divertido, pois, para entregar a real necessidade do cliente e seu público, precisamos conhecer profundamente cada empresa, suas histórias, seus propósitos e sua filosofia.

Só através desse mergulho é que conseguimos alcançar esse objetivo com a Sonya, que hoje está caminhando para ajudar e melhorar a vida dessas pessoas que tanto desejam inclusão e autonomia em nossa sociedade.

8H9C1630

_MG_06041

papelaria

cartao_visita

camisetas

face

VEJA TAMBÉM

Sonya: branding para o empreendedorismo social

No começo desse ano tivemos a oportunidade de conhecer e atuar em uma área que nunca havíamos {...}

SITIVESP

Em 2015 apresentamos para o conselho Diretor do SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do {...}

Deixe seu comentário!