15.09.2016 Artigos

SOBREVIVÊNCIA DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOMENTOS DE CRISE

Nenhum negócio/empresa, por menor que seja sua estrutura e capacidade de atendimento, sobrevive sem um mínimo de PESSOAS e PROPÓSITO. Esses dois pilares são fundamentais para a sobrevivência das Pequenas e Médias Empresas.

O tempo do empreendedor é sempre escasso, seja ele dono de um consultório médico, consultório odontológico, salão de cabeleireiro, escritório de contabilidade, advogado, arquiteto, designer, tecnologia, entre outros. Isso se deve ao volume de tarefas que precisam ser cumpridas e para auxiliá-los nesse processo é fundamental contratar profissionais qualificados, que tenham como objetivo exercer determinadas funções e tarefas.

Não importa qual seja a função, desde à secretária ao profissional mais técnico, nem sempre o empreendedor consegue estabelecer um job script detalhado para a função que o profissional vai exercer, prejudicando o andamento do processo de contratação. Desde o caminho que pretende seguir para atrair esse profissional, através de anúncios on-line, off-line, indicação. Até a descrição da oportunidade como um todo.

Essas falhas comuns além de prejudicarem na assertividade, tomam tempo e tornam o processo desgastante. Para evitar esse tipo de problema, o melhor caminho a seguir, antes de iniciar esse processo. Procure a ajuda de um profissional qualificado ou crie um check list de perguntas fundamentais, que julgue importante coletar e detalhe a descrição da oportunidade. Mais conhecido como job script, que determina todas as tarefas a serem executadas. Sendo bem objetivo e transparente.

Essa é uma forma de minimizar possíveis falhas na avaliação do perfil, evitando frustrações de ambas as partes. Deixar as expectativas, vai muito além do acordo de salário, benefícios, funções, responsabilidades e expectativa. É importante alinhar um ponto imprescindível para a saúde do empreendedor, do profissional e da empresa principalmente para garantir a sobrevivência das Pequenas e Médias Empresas em um momento de crise como estamos vivendo. O PROPÓSITO.

Essa é uma reflexão fundamental para qualquer atividade com qual venha a se envolver. Muitos não sabem dizer se tem um PROPÓSITO. Será? Talvez tenha, mas esteja utilizando apenas uma outra expressão como: objetivo, finalidade, desígnio. Não importa. O que vale é a alto reflexão, que nos leva a entender as expectativas e principalmente saber o nosso caminho. E, sobretudo, direcionar toda a energia positiva para alcança-lo. Ainda mais em momentos como esse, no qual o Brasil está passando, onde em muitos momentos os empreendedores se veem inseguros, deprimidos e frustrados.

Descobrir esse PROPÓSITO, em situações incomodas como estas, pode nos ajudar reerguer nossa alto-estima e nos inspirar para fazermos o que nos deixa mais felizes. Só assim poderá oferecer algo para o mercado e para todos que estão ao seu redor.

Se realmente você tem algo a entregar de fato, esse é o momento. Repense suas atitudes, sua estratégia e se necessário o seu negócio. Analisando cada ponto que esteja desalinhado com as premissas que julga básica e as PESSOAS que entende serem fundamentais para o negócio.

VEJA TAMBÉM

EM QUAL PERFIL ENQUADRA-SE SUA STARTUP? Veja os 6 perfis.

Quem já iniciou a sua própria startup vai concordar com esta afirmação: Uma startup é um sonho, {...}

Os 10 princípios de sucesso do Google

Muito se fala das startups do Vale do Silício, seu poder de inovação e capacidade de transformar {...}

Deixe seu comentário!