22.01.2018 Artigos

Por que advogados precisam produzir conteúdo?

Escritórios de advocacia necessitam aumentar sua base de clientes, crescer e interagir com um maior número de pessoas. Porém, com as restrições de divulgação impostas pela OAB, é necessário atingir um público maior sem depender do boca a boca. Por isso, produzir conteúdo é fundamental para conquistar novos clientes.

Nesse momento, muitos advogados ficam assustados, e já consigo imaginar as perguntas: como assim, produzir conteúdo para mim? Eu escrevo! Outro profissional não tem a competência que eu tenho para falar sobre assuntos ligados ao Direito!

Então, se me permite dizer algo, serei direto: você tem razão. Ninguém melhor que um advogado fala sobre temas ligados ao Direito. Mas falar bem sobre um tema não é o suficiente para conseguir tornar-se relevante em pesquisas orgânicas, ser encontrado em sites de busca ou afirmar-se como autoridade sobre um assunto na web.

Mas, afinal, o que é produzir conteúdo?

Marketing de conteúdo é a ferramenta utilizada para divulgar empresas, produtos e serviço por meio da produção de materiais explicativos, em texto, vídeo ou imagem. A companhia que produz e compartilha esse conteúdo tem a vantagem de tornar-se autoridade dentro de seu segmento e ganha mais visibilidade nas buscas sobre aquele assunto na internet.

Quando pessoas procuram por um produto ou serviço, elas automaticamente digitam no Google para ter as primeiras referências. Conseguir dar as respostas a essas perguntas feitas no buscador torna teu escritório relevante, autoridade na sua área de atuação. Por exemplo, se um escritório que tem como ponto focal o Direito do Trabalho escreve sobre a PEC das empregadas domésticas e o texto estiver bem ranqueado na web, a tendência é que pessoas que procurem o assunto vejam esse escritório como referência para tratar o tema.

E por que você deveria produzir conteúdo?

Você sabe. A concorrência está cada vez mais acirrada. Há muitos escritórios de advocacia e o Direito é uma área que tem práticas padronizadas. Portanto, conseguir transmitir o valor do seu trabalho é ainda mais difícil. Fazer com que outras pessoas consigam captar a sua expertise é uma tarefa ainda mais complicada.

O Código de Ética da OAB veta o advogado, por exemplo, de veicular anúncios em televisão, rádio, outdoorsbusdoors e outras mídias urbanas. Adotar o marketing de conteúdo ajuda escritórios a conseguirem essa proximidade com um público maior de clientes e potenciais clientes.

Agora que já conversamos sobre a importância de produzir conteúdo, vamos falar sobre alguns passos fundamentais para colocar essa estratégia em prática. Vamos lá?

1.  Defina uma persona

Com quem você está falando? Quem você deseja atingir? Criar uma persona te ajuda a entender como pensa esse público. Ela é a peça-chave de uma boa estratégia de conteúdo. Entendendo os anseios, dores e objetivos da sua persona (ou personas), a comunicação é direcionada e a chance de erros diminui.

2. Fique atento à estratégia do conteúdo

Definida a persona (ou as personas), é o momento de atender aos seus anseios por meio da estratégia de conteúdo. Produzir materiais que não estejam de acordo com a persona é perda de tempo, de dinheiro e uma oportunidade a menos de se destacar diante da concorrência

3. Periodicidade e assiduidade

Tive um professor que dizia “um veículo ‘devezemquandário’ não tem credibilidade. As pessoas que procurarem por seus conteúdos precisam descobrir novidades sempre. Entrar em um site procurando algo novo e achar materiais desatualizados destrói um trabalho construído e arranha a credibilidade. Defina a melhor periodicidade para o seu conteúdo. Seja uma vez por semana, 15 dias, mensal, mas respeite esse prazo.

4. Conte com uma equipe especializada em comunicação

Sim, vou insistir nisso. Escrever sobre temas jurídicos é uma competência do advogado. Mas, muitas vezes, aquele que está do outro lado tem dificuldades em entender os termos, e um termo mal entendido, dentro do processo de comunicação, é o suficiente para distanciar. É um cliente que pode desistir de contatar aquele escritório. Unir forças com uma equipe especializada e capaz de traduzir o conhecimento jurídico para os mais diversos públicos traz resultados expressivos.

Este conteúdo foi útil para você? Concorda, discorda? Quero ouvir sua opinião. Converse comigo por e-mail.

 

VEJA TAMBÉM

Paynet, Inteligência em Captura.

A Paynet é uma empresa de Captura de Dados e Meios de Pagamento, especializada em Expense Management {...}

SOBREVIVÊNCIA DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOMENTOS DE CRISE

Nenhum negócio/empresa, por menor que seja sua estrutura e capacidade de atendimento, sobrevive sem um mínimo de {...}

Deixe seu comentário!