26.09.2016 Artigos

Os 10 princípios de sucesso do Google

Muito se fala das startups do Vale do Silício, seu poder de inovação e capacidade de transformar grandes ideias em oportunidades de negócio. Como Designer e curioso, dedico pelo menos uma hora do meu dia para pesquisar empresas, tendências, inovações, ideias que estão fervendo pelo mundo e que de alguma forma vão impactar a sociedade com soluções revolucionárias nos próximos meses. Entre essas empresas, uma que realmente revolucionou nossas vidas é o GOOGLE.Não consigo viver sem o GOOGLE, você consegue? Suas soluções engajam, envolvem, transformando os velhos hábitos das pessoas pelo mundo a fora.

E, a perguntar que não quer calar: Como é que o GOOGLE consegue em tão pouco tempo impactar tanta gente, consolidar um negócio milionário e ainda continuar inovando, propondo soluções de negócios uma atrás da outra?

Como parte da minha curiosidade fui pesquisar mais sobre os processos, métodos e práticas que eles utilizam e encontrei alguns segredinhos, que não são tão secretos assim. Conforme a autora Janet Lowe, que escreveu a trajetória dos fundadores no livro “Google – lições de Sergey Brin e Larry Page, os criadores da empresa mais inovadora de todos os tempos”, são 10 princípios os que nortearam o sucesso da empresa durante esses anos. Para sua reflexão e inspiração, listo abaixo um resumo:

1 | Concentre-se no usuário e todo o resto virá junto;

2 | É melhor fazer uma coisa muito, muito bem feita;

3 | Ser rápido é melhor do que ser lento

4 | Democracia funciona na internet

5 | Você não precisa estar em sua mesa de trabalho para ter uma resposta;

6 | Você pode ganhar dinheiro sem precisar fazer maldade;

7 | Sempre há mais informações por ai.

8 | Buscamos ser uma ferramenta intuitiva e que simule super inteligência;

9 | Queremos aperfeiçoar soluções e não criar soluções;

10 | Não omitir-se as mudanças

 

Principios de sucesso do Google

 

Para o GOOGLE, nenhum ganho a curto prazo justifica perder a CONFIANÇA dos usuários que acreditam na objetividade da empresa. Outro principio muito valorizado é a mudança de MENTALIDADE, que fortalece um melhor desempenho para resolver grandes problemas e testar novas ideias. Há um método que eles nomearam como SPRINT, desenvolvido pela Google Ventures. É um “greatest hits” da estratégia empresarial, inovação, ciência do comportamento e design thinking, que pode ser usado por qualquer empresa ou equipe. Seria uma forma de reduzir os ciclos intermináveis de debate e meses de trabalho, compactados em uma única semana. Ao invés de lançar o produto e depois conferir se a ideia é boa, o método propõe que as pessoas envolvidas nesse processo levantem o maior número de dados, ideias e possibilidades. Propõe um autoquestionamento através de um universo de possibilidades gerado entre as pessoas em um processo de colaboração contínuo, no qual procuram entender o desafio/problema a ser resolvido, fazendo a descompactação e em seguida esboçando soluções empaticamente. Só depois chega a hora de discutir e decidir como transformar suas ideias em uma hipótese testável. Se quiser saber mais detalhes, acesse: https://developers.google.com/design-sprint/new-form-factors/

Principios de sucesso do Google

O Sprint oferece uma fórmula para testar ideias que funcionam sem você ter que perder muito tempo. A proposta é que em cinco dias você vai da ideia, protótipo, até à tomada de decisão. Uma leitura obrigatória para este assunto é SPRINT: How to solve big problems and test new ideias in just five days– Jake Knapp.

Principios de sucesso do Google

A abordagem foca em como projetar o futuro no tempo da internet, que exige uma velocidade que transforme meses de trabalho em dias. Pequenas e médias empresas, por exemplo, que possuem verba e tempo mais restrito, como também uma equipe enxuta, podem utilizar a metodologia para aprender e acelerar projetos. Eu mesmo já apliquei em mais de 30 empresas de pequeno e médio porte essa metodologia e a maioria obteve resultados de alto impacto. Os dois últimos projetos você pode conferir aqui para uma empresa de Tecnologia que buscava desenvolver um APP. E, para uma empresa de Educação e Sistema de Ensino que após alguns anos resolveu repensar sua estratégia de negócio e marca. Conheça o case da Evolua.

Fiz algumas adaptações na metodologia para adequar à realidade de cada cliente, tomando como base o tempo, investimento e o desafio. Por curiosidade acesse e veja um pouco da formatação.

O mais importante nesse processo é entender os objetivos do negócio, quais problemas precisamos resolver e como criar desafios que estimulem gerar ideias e novas possibilidade, que serão transformadas em soluções concretas.

 

 

VEJA TAMBÉM

Paynet, Inteligência em Captura.

A Paynet é uma empresa de Captura de Dados e Meios de Pagamento, especializada em Expense Management {...}

EM QUAL PERFIL ENQUADRA-SE SUA STARTUP? Veja os 6 perfis.

Quem já iniciou a sua própria startup vai concordar com esta afirmação: Uma startup é um sonho, {...}

Deixe seu comentário!