06.07.2016 Artigos

Investir na Marca, um diferencial para PME’s

Investir na marca é fundamental para o crescimento e para consolidar a percepção dos clientes e consumidores.

Como diria a revolucionária empreendedora inglesa Anita Roddick “A marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém”. O segredo é continuar investindo de forma que consiga consolidar a sua imagem perante seu público-alvo e seus stakeholders. Esse “cuidado” vale principalmente para as Pequenas e Médias empresas, pois ter uma marca bem construída com profissionalismo não é nenhuma exclusividade de grandes empresas como alguns ainda pensam. Inclusive, é até mais importante para PME.

Com uma visão clara de posicionamento e a identidade bem construída, a marca conseguirá atuar de forma mais assertiva e consequentemente terá maior chance de sucesso, não é a toa que marcas fortes tendem a ter maior proximidade com seus consumidores. Para construir e investir na marca de forma coerente é necessário ter conhecimentos de Branding e Gestão de Marca.

Para incrementar ainda mais esse assunto, compartilho com vocês a experiência que tivemos em um dos nossos clientes. A CustumeZ, que nos procurou para  investir na marca e assim comemorar seus 10 anos.

Localizada no bairro do Tatuapé em São Paulo, a CustumeZ é uma loja de roupas femininas que ultrapassou a barreira de ser apenas uma loja para se tornar uma conselheira de estilo para as mulheres. O posicionamento enraizado em suas sócias e funcionárias garantiu a fidelidade e maior proximidade com as clientes. E para comemorar seus 10 anos elas decidiram focar em estratégias e assim investir na marca.

Investir na Marca | Equipe CustumeZ

Mensurar 10 anos de dedicação e esforços em um selo comemorativo foi desafiador, ainda mais por ser atrelado a uma história de família e todo o envolvimento entre sócias, funcionárias, fornecedores, parceiros e, é claro, clientes. Para isso foi necessário aprofundar-se no negócio e durante nossa investigação ficou muito claro o posicionamento e a imagem que a CustumeZ criou durante esse anos e os laços que as ligavam. A solução surgiu exatamente desta palavra, “laço”, que sintetizou os principais pilares da marca e os desejos de fortalecer e criar laços ainda mais fortes para os próximos 10 anos.

Investir na Marca | poema

Compreendemos os diferencias da marca e pilares que garantiram o sucesso do negócio, desde a sintonia que existe entre as sócias até o fortíssimo vínculo de confiança e amizade com as clientes, este conquistado através de muita empatia e o charme natural de todas. Compilando e estudando todas essas informações foi possível chegar numa solução que garantiu o sucesso do projeto de investir na marca e nossas ações foram muito além de um selo comemorativo que se transformou em uma ação de comemoração dos 10 anos da marca.

Criamos a hashtag #custumedez, como um mote para todas as ações feitas antes, durante e depois da festa. Com isso pudemos revitalizar a comunicação da marca, explorando as redes sociais para divulgar a ação e unificando com as peças off-line utilizadas durante a comemoração. O resultado foi uma comunicação mais clara e próxima ao cliente, renovando e reinventando a própria CustumeZ.

Investir na Marca | comunicacao

Investir na Marca | materiais

Investir na Marca | materiais

Investir na Marca | festa

Percebam o quanto investir na marca pode ser poderoso para alavancar novos negócios e isso vale para empresas de diversos segmentos, tanto a do comércio, como foi o caso do nosso case citado aqui, como também na indústria e serviço.

 

Quer saber mais? Confira o case.

VEJA TAMBÉM

2 TENDÊNCIAS QUE ESTÃO MUDANDO O MUNDO DAS MARCAS.

PARA ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS E POTENCIALIZAR AS CHANCES DE SUCESSO DO NEGÓCIO É PRECISO ESTAR ATENTO AS {...}

Storytelling para PMEs, histórias que auxiliam na criação de valor de MARCAS.

Toda MARCA possui uma história, por isso é importante entender a importância do Storytelling para PMEs. Algumas {...}

Deixe seu comentário!