20.12.2017 Artigos

Como conquistar clientes para o seu escritório de Advocacia em 2018?

Imagine clientes tão leais e encantados com o seu escritório, que seriam capazes de divulgar sua marca gratuitamente, pelo resto da vida. Qual seria o impacto deste tipo de cliente para o crescimento do seu escritório de advocacia?

Para construir uma estratégia de marca, seja ela de um escritório de advocacia ou da marca pessoal de um advogado independente, é fundamental entender que marca é o resultado da equação PROMESSA x ENTREGA = EXPERIÊNCIA.

Vivemos uma era de economia exponencial, em que tudo é compartilhado e colaborativo. As pessoas preferem ter o acesso às coisas do que a posse delas, seja um serviço ou produto. Propor a elas algo que elas não queiram comprar é um erro crucial para qualquer negócio, ainda mais na área do Direito.

Em um cenário de concorrência cada vez mais acirrada, um escritório verticalizado e especialidade em diversas áreas do Direito não são suficientes para diferenciar-se dos demais.

teoria_do_oceano_azul_e_oceano_vermelho

Uma das perguntas que eu mais faço em minhas consultorias de Branding para escritórios de advocacia há mais de 10 anos é: qual é a área de atuação do Direito que vocês são reconhecidos como melhores? Em um cenário cada dia mais competitivo, ser bom é pouco. Tem que ser o melhor, nada menos que isso.

É importante ressaltar que pessoas e empresas procuram escritórios de advocacia em momentos de crise, e estão normalmente angustiadas e necessitando de segurança e credibilidade. Por isso o posicionamento é fundamental.

Saber o porquê fazemos, para quem fazemos e como faremos para atender o desejo do nosso público-alvo é fundamental para construir uma marca de sucesso. Afinal, qual é a sua essência, o que está em seu DNA que você não abre mão e faz com excelência? Todo escritório tem sua essência, tem líderes por trás daquele sonho de fazer acontecer. E é fundamental saber posicionar-se e comunicar essa essência aos seus clientes.

Conhecer as características da sua personalidade de marca facilita a formação do seu discurso e reforça sua identidade. Esses valores e características da marca não devem estar apenas impressos em quadros e espalhados pelo escritório, eles precisam ser vivenciados no dia a dia por todos que trabalham nele.

Quando um cliente entra em contato com o seu escritório de advocacia, ele fará uma ligação direta com a maneira como ele é representado, desde seu logotipo, seu cartão de visita, o ambiente interno do seu escritório, seu website, até a postura dos seus funcionários e a forma como eles se vestem.

É aqui que você reforça mais uma vez todos os elementos de personalidade e plataforma de marca que falamos anteriormente. Seus valores, conceitos e características precisam estar em harmonia com a sua aparência; eles devem estar muito tangíveis em todos os pontos de contato da marca. Aproveito este momento para frisar o quão importante é dar atenção ao universo visual do seu escritório.

É dessa forma que seu escritório de advocacia adquire uma identidade marcante, aproveitando todos os pontos de contatos possíveis para reforçar ao seu público aquilo em que você acredita e a maneira como você faz negócio. Cada uma dessas etapas vai te ajudar a criar uma unidade que sintetizará o seu negócio e fará sua marca se destacar das outras!

imagem02

Escritórios de advocacia vivem de sua credibilidade e da capacidade de resolver problemas, lidando com angústia de clientes, com a tensão de audiências e com o dia a dia de mediação de conflitos. Por isso, a preocupação com identidade, posicionamento e marca tem que ser primordial, feita com profissionalismo. Negligenciar etapas dentro desse processo, seja por custo ou por falta de preocupação com o tema, pode trazer efeitos ruins para o sucesso do seu negócio.

 

Quer conhecer um caso prático de todos esses pontos abordados acima? Veja esse vídeo:

VEJA TAMBÉM

Qual é o melhor marketing para a sua empresa?

Maior acesso a tecnologia, mercado consumidor mais amplo, redes sociais… O cenário competitivo atual é muito diferente {...}

4 passos para melhorar a experiência do paciente em seu consultório ou clínica.

O mundo evoluiu, e com ele a forma dos clientes consumirem produtos e serviços e, também sua {...}

Deixe seu comentário!