02.08.2016 Artigos

BUSINESS DESIGN para PME ajuda empresas a repensarem seus modelos de negócio.

Vamos otimizar tempo e ir direto ao ponto? O Business Design para PMEs pode ser a solução para o seu negócio!

Para muitos empreendedores esse é o objetivo, ser assertivo, reduzir o esforço excessivo e reduzir o tempo, seja para aqueles que estão esboçando um novo negócio ou startup, ou para as Pequenas e Médias empresas que já estão a algum tempo no mercado e buscam repensar sua estratégia de negócio. Não importa em qual estágio você esteja, sabemos que são muitas as dúvidas que passam pela sua cabeça, desde como lidar com o novo perfil de consumidor até a concorrência que se reinventa trazendo inovações ao mercado. No meio de tantas indagações não são poucos os empreendedores que desejam oxigenar suas ideias, mas sentem-se solitários por falta de apoio e orientação por onde devem começar.

Desbravar o caminho do empreendedorismo, eliminar os medos e cair de cabeça não é uma tarefa fácil para ninguém; e tenha certeza que você já é um vencedor só de pensar em abrir seu próprio negócio. Costumo dizer que “O EMPREENDEDOR é um maluco que sabe o que está fazendo” e frequentemente recebo a visita desses “malucos” aqui na NewGrowing. Devo assumir que adoro ouvir suas histórias, desejos e anseios sobre o negócio, pois é possível sentir toda a energia positiva projetada nas suas ideias. É incrível o quanto isso contagia e nos faz sonhar junto.

Mas como nada na vida é fácil, não podemos deixar de alertá-los sobre os riscos de não ter uma estratégia bem definida. Com base a nossa experiência, são mais de 16 anos interagindo com empreendedores de pequenas e médias empresas que desejam tornar o negócio uma marca conhecida em seu segmento. Também são muitos os casos de cliente com mais de 18 anos de atuação no mercado, nesses casos o seu negócio já conquistou seus lugar e muitas vezes está estabilizado, contudo o empreendedor enfrenta dificuldades para repensar sua estratégia.

Certa vez um deles chegou a dizer: “Minha MARCA tem uma ‘poeirinha’ e preciso de um especialista, com uma visão mais apurada para me ajudar a eliminá-la. Pois, construí-la com muito carinho e sei que ela pode brilhar ainda mais. Mas, não posso trata-la de qualquer jeito, pois não será qualquer passada rápida de pano que vai resolver.”

É muito ver as analogias que alguns empreendedores utilizam, pois eles muitas vezes perceberem que existe algo errado até como solucionar. Mas em outros casos, preferem buscar a ajuda de um profissional para proteger seu patrimônio sabendo que não podem cometer nenhum erro.

Eis o ponto que gostaria de chegar, qual a importância do Business Design para PME?

O Business Design  é uma metodologia colaborativa que uso para ajudar empresas a repensarem seus modelos de negócio, pois trata-se de uma abordagem diferente que utiliza o modelo de pensar do Design. A ferramenta é tão flexível me permite mesclar metodologias de mercado como Business Model Canvas e Design Thinking, ambas utilizadas para compreensão e validação de ideias de forma rápida e eficiente, com o Mapa de Empatia, que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto. Graças a essa combinação conseguimos evoluir a ideia central do negócio junto aos desejos e anseios do público-alvo repensando todo o modelo de negócio, desde a concepção da estratégia alinhamento do posicionamento, nas definições de imagem e identidade.

A abordagem do Business Design para PME traz resultados significativos seja para o desenvolvimento de trabalho estratégico, criação da identidade visual e principalmente para a percepção de negócio pelo próprio empreendedor.

Para exemplificar melhor, convido a assistir esse breve relato sobre o trabalho realizado para a Go Talk.

Caso queira saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Seja por conta da evolução do consumidor, pela concorrência, porque sentiu a necessidade de se reinventar para ficar mais competitivo ou pela própria inquietação natural do empreendedor. É fundamental buscar informações e alternativas para oxigenar suas ideias de negócio, produto ou serviço o Business Design se torna uma ótima alternativa para o Pequeno e Médio empresário.

VEJA TAMBÉM

Por que você precisa criar uma proposta de valor para sua startup?

Para muitos empreendedores de startups em sua primeira e segunda rodada de financiamento, o foco é geralmente {...}

Paynet, Inteligência em Captura.

A Paynet é uma empresa de Captura de Dados e Meios de Pagamento, especializada em Expense Management {...}

Deixe seu comentário!