02.08.2016 Artigos

O que fazer para atrair pacientes para o consultório?

Para médicos e dentistas atrair pacientes para o consultório é a maior dificuldade. É possível superar isso pensando em três pilares: Atendimento, Comunicação e Posicionamento.

O “calcanhar de Aquiles” dos profissionais de saúde, tanto médicos quanto dentistas, é sem dúvida atrair e manter os pacientes em seus consultórios. A relação entre médicos/dentistas e pacientes está cada dia mais distante, e isto tem uma explicação natural: uma vez terminado o tratamento, o relacionamento acaba. Porém, é sempre importante pensar em quanto é essencial que esta relação gere frutos, ou seja, o paciente que é bem atendido e tem seu tratamento realizado de forma correta e eficaz normalmente indica o profissional para o maior número possível de pessoas do seu relacionamento.

E por que não pensar nisso de uma forma estratégica? Ser um profissional altamente especializado em sua função já não é mais o suficiente. Em um mercado tão competitivo como este, o diferencial se faz necessário. Para potencializar este boca a boca e atrair pacientes para o consultório, reunimos três iniciativas de marketing simples e de baixo custo que vão gerar resultados para seu consultório ou clínica odontológica.

 01 | ATENDIMENTO

Um profissional bem preparado, pode atrair pacientes para o consultório. Para isso capacite essa pessoa para o atendimento, agendamento e suporte as dúvidas dos seus pacientes. Esse profissional é de extrema importância, pois ele será a linha de frente em contato com os seus pacientes/clientes. Sua atitude, postura, comunicação, conduta e conhecimento técnico referente aos procedimentos do consultório ou clínica, contribuem para que o paciente sinta-se mais seguro e acolhido. Não basta servir apenas um bom cafezinho. Fique muito atento a como os seus pacientes estão sendo atendidos. Assiste a esse exemplo lúdico de mal atendimento para ilustrar melhor.

 

02 | COMUNICAÇÃO

Sem comunicação interna e externa fica complexo atingir os objetivos e metas que desejam conquistar, principalmente se for atrair pacientes para o consultório. É necessário olhar para todos os processos internos e alinhar com a equipe os procedimentos contribuirão para uma comunicação unificada. Ou seja, se todos sabem o procedimento, a conduta a seguir, os horários a cumprir, os serviços ofertados e principalmente estão cientes de suas responsabilidades; pode evitar mal-entendidos entre a própria equipe, evitando que o paciente seja afetado.

O mesmo é válido para a comunicação externa. Se fizer alguma ação de comunicação, seja para promover a clínica ou consultório, referente à algum serviço, parceria, entre outros assuntos que estão em contato direto com o paciente. Procure pontuar todos os itens a serem comunicados e principalmente como devemos responder em caso de possíveis questionamentos.

Comunicação não é só dizer OLÁ e OBRIGADO com educação. É preciso saber a diferença entre comunicação interna e a externa, com base a um plano estratégico. Assim como saber dosar a forma como pretende fazer essa comunicação, sendo ela agressiva, passiva ou assertiva. O vídeo abaixo ajuda a ilustrar esses pontos:

 

 

03 | POSICIONAMENTO

Saia da mesmice e do básico. Para ser mais efetivo e atrair pacientes para o seu consultório, recomendamos ter uma estratégia bem definida, baseada na diferenciação do negócio e os atributos que deseja que seu consumidor perceba. Vale lembrar que um posicionamento eficaz, deve ser baseada na segmentação e nos diferenciais que satisfaçam o paciente / cliente com base a alguns critérios:

IMPORTÂNCIA | Qual o benefício que vai oferecer;

LUCRATIVIDADE | Qual a vantagem lucrativa que vai oferecer;

ACESSIBILIDADE | O consumidor deve poder pagar a diferença;

SUPERIORIDADE | A diferença deve ser superior a outras formas de benefícios;

EXCLUSIVIDADE | A diferenciação não pode ser copiada com facilidade pela concorrência;

DESTAQUE | Diferença oferecida de maneira justa;

Em termos práticos, o Posicionamento pode ser obtido da fórmula entre SEGMENTAÇÃO + DIFERENCIAÇÃO = POSICIONAMENTO. Ele vai gerar a IMAGEM que o consultório ou clínica odontológica deseja conquistar na mente do seu público desejado.

Muitas empresas utilizam esses 3 princípios para agregar valor ao negócio e, consequentemente, atraem mais clientes. Alguns exemplos:

| Hospital Israelita Albert Einstein, no ramo da saúde;

| AVON, no segmento de cosméticos;

| Netflix, no segmento de entretenimento;

| UBER, no segmento de transporte;

 

Algumas ações simples ajudarão a atrair pacientes para o seu consultório, mas vale reforçar que o acompanhamento e o trabalho de profissionais qualificados e capacitados para atuar com Branding, Marketing e Comunicação são ideais para colher resultados mais significativos ao negócio.

 

VEJA TAMBÉM

Lançar uma marca: 7 passos para uma estratégia de sucesso

Por conta da enorme quantidade de informação a que somos expostos a todo momento, as marcas lutam em um {...}

BUSINESS DESIGN para PME ajuda empresas a repensarem seus modelos de negócio.

Vamos otimizar tempo e ir direto ao ponto? O Business Design para PMEs pode ser a solução {...}

Deixe seu comentário!