19.12.2018 Sem categoria

Advogados se reinventam para enfrentar os novos desafios, e você, está preparado para eles?

Mudança é sempre um tema sensível, ainda mais se estiver relacionado com a questão cultural. Todos se apegam ao passado, sobrevivem ao presente e se esquecem o quão importante é o futuro para o crescimento.

Um dos fatores essenciais para gerar transformação efetiva é você mudar a forma de pensar. Entender que o cenário mudou, que novos advogados estão pipocando e novos escritórios estão sendo abertos é primordial. Ainda, lembre-se de que todos eles têm acesso as mesmas informações, tecnologias e tabela de preços que você, daí porque você precisa entender que quem vive o padrão, apenas sobrevive.

Portanto, o que diferencia você do restante? Aqui está o ponto crucial para a reinvenção, pois, que fique claro: qualidade, bom atendimento e qualidade técnica são o mínimo para permanecer no mercado, que é cada vez mais competitivo, com clientes exigentes e cada vez mais evoluído – tudo envelhece com o tempo.

Como exemplo, vejamos a provocação do @nubank, que fez referência a porta giratória de bancos como um item de museu, trabalhando a ideia de evolução do tempo e dos negócios. E aí, quantos outros negócios e objetos do dia-a-dia irão, em breve, ter espaço garantido no museu? Veja a matéria completa no site: http://propmark.com.br/agencias/nubank-transforma-porta-giratoria-em-peca-de-museu

E os exemplos não param por aí. Vejamos o caso do Clube Atlético Paranaense, que também vem se reinventando para não ficar na mesmice, e, para isto, lançou sua nova marca, modernizando escudo, uniformes e demais itens de sua comunicação mantendo-se fiéis às cores tradicionais do time, sem perder a identidade, mas apostando muito em uma estratégia visual mais dinâmica para se posicionar junto com a sua nova fase de gestão. O trabalho de Branding foi bem direcionado, usando a ousadia e mudança de mindset, trazendo mais modernidade e atendendo os desejos do seu público. O novo design estratégico da identidade foge dos padrões de marcas de clubes de futebol no Brasil. Se todos são iguais, o que vai diferenciar você?

Veja matéria completa: https://www.google.com.br/amp/s/www.goal.com/br/amp/not%C3%ADcias/atletico-paranaense-novo-escudo-cores-logo-nome-mascotes/1qd3cu9k7zpfl1qzbjr7n3sw8u

Portanto, olhe ao seu redor e reflita, pois as pessoas irão formar opinião sobre você, quer você queira, quer não!

Se você diz que faz tudo, que possui todos os atributos fundamentais para o sucesso, é hora de se perguntar: Por que ainda tem dificuldades em crescer? Será que você está construindo a melhor percepção sobre seu escritório na cabeça de seus clientes? Qual é a imagem que seu público tem de você?

Se o resultado visual pode não agradar a todos, o significado da mudança é o começo de um novo pensamento sobre como atualizar um negócio no mercado complexo e competitivo.

Ainda me pego perguntando: por que os sites de escritório de advocacia utilizam fotos de salas de reuniões enormes e vazias? Se um dos diferenciais são os profissionais, por que todos estão de braços cruzados se o cliente quer agilidade e mão na massa?

Enfim, voltando ao case do Atlético, como para toda ação sempre é gerada uma reação, fato é que o projeto tem recebido muitas críticas, e isso se dá pelo fato de o público ainda não estar acostumado com uma mudança que foge dos padrões do futebol e também pelo fato de o projeto não ter mantido nenhum elemento ou estrutura visual de sua marca tradicional. Se por um lado a postura da nova gestão foi inteligente e pioneira, a nova proposta de posicionamento e solução criativa apostou na reinvenção.

Mas, como diria Roger Stankewski: a diferença entre o veneno e o remédio é a dose.

Toda mudança exige um tempo de maturação para ter a aceitação de todos e exige um trabalho intenso de comunicação estratégica, alinhado a um plano estratégico do negócio. Se você deseja adotar essa postura e apostar em algo novo, vender seu produto/serviço de forma diferente e tentar sair da mesmice em um mercado tão antiquado como é o mercado jurídico no Brasil, vai exigir ousadia e muita estratégia.

Uma boa reinvenção e construção de uma marca forte não se dá pelo fato do logotipo ser bonito ou feio, quadrado ou redondo. Um bom projeto de Branding e Design Estratégico de Marca necessita ter conceitos e significados que diferenciem a marca de seus concorrentes e que seja um agente de engajamento para todos os envolvidos com a marca.

Reinvente-se. Que venha 2019!

VEJA TAMBÉM

Advogados se reinventam para enfrentar os novos desafios, e você, está preparado para eles?

Mudança é sempre um tema sensível, ainda mais se estiver relacionado com a questão cultural. Todos se {...}

UX DESIGN DE IMPACTO

Como está o dia ai fora? Muito sol? Em pleno julho, o que conseguimos sentir foi uma {...}

Deixe seu comentário!