05.07.2016 Artigos

2 TENDÊNCIAS QUE ESTÃO MUDANDO O MUNDO DAS MARCAS.

PARA ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS E POTENCIALIZAR AS CHANCES DE SUCESSO DO NEGÓCIO É PRECISO ESTAR ATENTO AS OPORTUNIDADES DO FUTURO. UMA GRANDE PORTA COMEÇA A SE ABRIR NO MUNDO DAS MARCAS, FIQUE ATENTO.

Durante a ExpoDisney 2016, pude conferir duas palestras muito interessantes que abordaram dois assuntos nomeados como tendências, que em momentos de mudanças, recessão econômica, aumento da concorrência, tornam-se fundamentais para gerar aproximação com o seu consumidor e gerar novos negócios. Prepare-se para essas tendências e procure tirar o máximo de proveito.

1 | EMPATIA

Os negócios e marcas precisam estudar melhor o novo consumidor e as formas de consumo. Ser mais verdadeiro com as pessoas, não é nada mais que a obrigação. Ou melhor, essa atitude deve vir de berço, certo?

Mas alguns negócios e marcas precisam conscientizar-se disso e deixarem de continuar tentando manipular ou focar apenas no lucro imediato a qualquer preço. O mundo das marcas está passando por uma transformação dramática, com a escassez de recursos, o consumo desenfreado, desigualdade social mais aparente, acesso a informação tornando as pessoas mais sensíveis, mobilização coletiva por causas beneficentes e transparência virou parâmetro de avaliação entre as pessoas e instituições. Desenvolver essa habilidade será fundamental para os novos tempos. Colocar-se no lugar do outro pela imaginação, compreender seus sentimentos começando de dentro para fora, desde os colaboradores até o seu papel na sociedade. Sentindo o que eles sentem, só assim podemos evoluir e propor o que for melhor para todos. Veja exemplos de marcas que estão buscam esse pensamento para aproximar-se mais de seus clientes.

Google’s Guide to Designing with empathy | que o Google desenvolveu, um guia para designers aplicarem princípios básicos de acessibilidade para pessoas com daltonismo, miopia e outros tipos de deficiência visual e auditiva. Clique na imagem para ver a matéria completa.

Google Empatia _mundo das marcas

A VOLVO que fabrica carros e considera a marca mais segura do mundo, que desenvolveu uma tinta invisível para ciclistas, que ajuda a evitar acidentes. Veja o vídeo:

 

2 | CANAIS DE COMUNICAÇÃO ON-LINE

A estrelas do Youtube são mais populares do que as celebridades da grande mídia entre adolescentes, que serão os futuros adultos e consumidores dos novos negócios. Quando eles falam, seus fans escutam e reagem. Essa influência ocorre porque eles são pessoas reais, com vidas reais, necessidades reais e não seguem um roteiro. A comunicação está mais dinâmica, ágil e interativa. Novos canais em rede, colaborativo, multi, compartilhado. Entender o veículo e essa tendência ainda complexa, mas fundamental para a sua marca posicionar-se e principalmente estudar o seu público.

Facebook, Smartchat, WhatsApp, Linkedin, Twitter, Instagram, ComScore, Google+, Pheed, Vine, Thumb, Pergunter, Medium, Vendly, Chirpify, Skoob, Chirp, Twoo, entre outras que estão chegando por ai e ganhando popularidade. Um exemplo no Brasil é a Bruna Vieira que possui um canal no Youtube com mais de 1 milhão de seguidores, seus vídeos atingem um público jovem e super fiel. Que envolve ao ponto da Disney Channel lançar um de seus produtos pelo seu canal.

header-luna-desktop-br_35a65c8b

Fonte: http://disneychannel.disney.com.br/sou-luna

Quem disse que só os grandes veículos têm popularidade? Acesse o Canal Depois dos Quinze

Se a marca Disney que tem seu poder de magia e milhares de seguidores rendeu-se aos novos canais de comunicação on-line e mudou sua estratégia de última hora, com baixo investimentos, otimização de recursos e um poder de abrangência mais amplo e rápido. Porque você empreendedor de pequenas e médias empresas, que possui menos recursos, equipe, não aproveita essa oportunidade e repense suas estratégias. Mas vale reforçar que contar com a ajuda de um profissional especializado, pode contribuir com novas ideias e resultados mais expressivos.

VEJA TAMBÉM

Escritórios de Advocacia: O Impacto da Tecnologia.

Com passar dos anos a dinâmica de trabalho da sociedade sofreu grandes alterações. A chegada da tecnologia {...}

Lançar uma marca: 7 passos para uma estratégia de sucesso

Por conta da enorme quantidade de informação a que somos expostos a todo momento, as marcas lutam em um {...}

Deixe seu comentário!